sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AMOR E SEXO


Geralmente confundidos, na verdade são completamente diferentes. Fala-se frequentemente em fazer amor.Amor é um sentimento, portanto não se faz se vive. Sexo sim, se pratica.
Amavam:  Madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier, Irmã Dulce, Dorothy Stang, Martin Luter King, Mahatma Ghandí, Chico Mendes e outros. Fazemos sexo, todos nós (pelo menos a maioria), míseros mortais.
Os poetas desde a antiguidade localizaram o coração como sede desse sentimento. Daí dizermos estar com o “coração explodindo de felicidade, ou “pequenininho de dor, ou saudade”.
 A escritora mexicana Laura Esquivel em seu romance Como Água Para Chocolate, de 1989, ambientado no México, no início de Século XX, fala muito bem sobre as diferenças. A avó de Tita, a personagem central, dizia que a paixão era como um fósforo que se queima. Você se apaixonará, quantos fósforos tiver pra queimar.Mas o amor, é como se você queimasse toda a caixa.Só se ama uma vez na vida.
Os Neurofarmacologistas, transformaram a paixão a simples transmissão de impulsos nervosos no espaço que une os Neurônios, chamado de Sinapse. Nela a transmissão elétrica é rápida, nos apaixonados, devido a liberação de Noradrenalina e Feniletilenoamina (semelhante a Anfetamina), na fenda sináptica. O apaixonado fica ofegante, a pupila se dilata, o coração bate acelerado, a Tensão Arterial se eleva, a boca fica seca, arrepios e tremores são frequentes. Alterações semelhantes as que ocorrem no Stress, mecanismo primitivo de alterações corporais, que permitiu ao “Bicho Homem” tomar as duas únicas decisões diante do inimigo: Lutar ou fugir.
Fazer sexo, neurofarmacologicamente, assemelha-se a lutar.O apaixonado pode morrer de arritmia, enfarte ou derrame.O amor é sereno, tranquilo. Quem ama quer que a pessoa amada se realize.Seu cérebro está “embriagado” de Serotonina. Quem ama não vê defeito na pessoa amada, daí dizer-se que “se vê o mundo pelas lentes cor de rosa do amor”.Na paixão, todos os sentidos estão envolvidos. Pratica-se sexo com todos os sentidos e não apenas com os Genitais Externos: 
Visão - Fonte mais importante de estimulação sexual. Quando duas pessoas se olham e se apaixonam, segundo os Psicanalistas, muito mais que a beleza, é porque inconscientemente, aprovam os filhos que teriam, caso cruzassem, pois seriam crianças bonitas e saudáveis. Segundo eles, a mulher por ter um período procriativo (Menacma), menor que o homem, apaixona-se não só pelo homem bonito e saudável, capaz de gerar bons filhos, mas também pelo “macho” capaz de prover e proteger a si e a prole.O amor “entra” pelos olhos.
Audição - A linguagem sussurrada ao ouvido provoca excitação. Algumas mulheres arrepiam-se e chegam a sentir cólicas uterinas, devido à liberação de ocitocina, hormônio que normalmente só é liberado nas grávidas, no período expulsivo.
Tato - A pele é chamada de maior órgão sexual do Ser Humano. Milhões de terminações nervosas nela, nos lábios, língua e dedos, fazem estas estruturas quase tão sexuais quanto os genitais.
Paladar - Todo o paladar está na língua.Em um beijo, os batimentos cardíacos podem dobrar e a Tensão Arterial se elevar e milhões de bactérias serão trocadas juntamente com a saliva.Beijar pode causar cáries!
Olfato - Os animais sentem o cheiro um do outro, exalado por bilhões de poros. São os chamados ferohormônios. Segundo algum sexólogo não existe amor a primeira vista, e sim amor a primeira cheirada.Não há duas pessoas com o mesmo cheiro. Os ferohormônios representam milhões de anos de evolução, que “apagamos” com uma gota de perfume.

                                                                            
Salvador,18 de Fevereiro de 2012.
Sávio Drummond.

Um comentário:

  1. As meninas, em geral, têm mais dificuldade de separar as coisas...

    Acho que precisa ter um pouco mais de testosterona circulando para conseguir pensar assim (eu penso!!!!).

    Mas que é bom quando os dois se encontram, ah, lá isso é mesmo! =D

    ResponderExcluir