quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A TERRA PLANA


Mistérios sempre hão de pintar por ai... disse o velho Gil, com a sabedoria de um Guru iluminado.
Realmente, ao ampliar seus sentidos com suas máquinas cada vez mais sofisticadas, o Homem passou a ter acesso a fenômenos antes não compreendidos ou sequer imaginados.
Vivemos hoje a época dos mistérios criados pelo Homem. E os antigos mistérios? Os naturais, místicos, frutos da ignorância, medo ou da mais pura fantasia?
Esses foram “atropelados” pela maturidade intelectual da espécie, que tornou a vida mais óbvia e nem por isso melhor.
Senão vejamos:
Acreditando-se imagem e semelhança de Deus, que lugar estaria reservado para nós, se não o centro do Universo, com todo o infinito a girar por sobre nossas cabeças, como um carrossel alucinado?
Veio Copérnico e nos colocou em nosso minúsculo e devido lugar.
E o Dilúvio Universal, com o herói Noé salvando as espécies da Ira Divina? Realmente existiu como atesta a grossa camada de limo dos extratos arqueológicos de 12.000 anos de Jericó. Porém reduziram-no a um cataclismo local, diminuindo a grandiosidade do feito do nosso salvador Bíblico, retirando-o da galeria dos super heróis.
Depois a concepção da Terra plana, com os antigos navegadores a espreitar o horizonte à espera de a qualquer momento precipitarem-se em colossal cachoeira que a tudo consumiria em um abismo sem fim.
O perfil convexo da Terra nos eclipses lunares e posteriormente as viagens de circunavegação, arredondaram o planeta.
E as bruxas que por mais de trezentos anos arderam nas chamas da ignorância e do poder da Igreja?
Na sua maioria mulheres jovens e bonitas, queimaram nas fogueiras os desejos e a sexualidade reprimida de seus inquisidores. Já não voam em noites de Lua, nem celebram sabats.
E o Sudário de Turim? Não resistiu a datação pelo Carbono -14, mostrando que o lendário lençol de linho pode ter envolvido o corpo de um homem supliciado tal qual o Cristo, mas seguramente não foi o do “Pescador de Almas” da Galiléia que nele embrulhado, baixou ao sepulcro, pois não tem mais de 900 anos.
E o sangue de São Genaro? Milagre com hora marcada, que a vista de fervorosas testemunhas, liquefaz-se?Pesquisadores reproduziram em laboratório, utilizando-se de ingredientes conhecidos na época em que o Santo foi executado, uma solução vermelha e densa que se cristaliza em repouso e que ao menor abalo liquefaz-se, escorrendo pelas paredes do recipiente.“Rescaldado” pelo Carbono - 14, o Vaticano nega-se a fornecer uma gota sequer do “sangue” do pobre Genaro para estudos. E precisa?
Alguns misteriosos personagens povoaram a fantasia do Homem, assustando-o como bichos papões soltos em quartos de crianças.
Monstros marinhos, dragões, vampiros e lobisomens não sobreviveram à violenta realidade do quotidiano.
Alguns deixaram saudades, como o Abominável Homem das Neves (porque abominável?), por exemplo.
Quem mais ouviu falar dele? Teria se mudado para regiões mais altas do Himalaia, fugindo à invasão
chinesa, ou quem sabe joga hoje incógnito em algum time da NBA?
Até o monstro do lago Ness, que em fotos atravessou décadas de estudos por especialistas, que sempre lhe autenticaram como remanescente pré histórico, aprisionado em um lago Escocês a encher de sonhos a cabeça de curiosos ingênuos, e de dinheiro o bolso de espertalhões, teve seu fim anunciado pelo autor das fotos, que pouco antes de morrer, revelou como as realizara. É... A Terra está ficando um lugar óbvio demais.
A paisagem do imaginário humano mostra-se plana como a terra dos antigos navegadores, ou melhor, como árida planície saída de um quadro de Salvador Dalí, onde a vista tudo alcança, sem nichos ou escaninhos onde nossos medos e fantasias possam se abrigar.
                                        Salvador, 10 de Abril de 1994
Sávio Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário