quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O NATAL

Comemora-se no Natal o nascimento de Jesus.A maior festa da cristandade, na verdade transformou-se na maior festa dos comerciantes. As lojas se enfeitam e Papai Noel tornou-se o símbolo maior do Natal.
O Bom-velhinho originou-se do costume que um homem chamado Nicolau, que nasceu na Turquia 280 DC, tinha de deixar saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas dos pobres.
Esse homem foi canonizado e virou São Nicolau. Como São Nicolau presenteava os pobres com dinheiro, ficou o hábito de nesta data as pessoas trocarem presentes.
Em 1886 um cartunista alemão criou a roupa vermelha com barras brancas, e uma campanha publicitária da Coca-Cola em 1931, espalhou essa imagem para o mundo.
Em 25 de Dezembro comemora-se o nascimento de Jesus, e para deleite dos comerciantes é a época do ano em que as lojas esvaziam seus estoques.Depois dela só o Dia dos Pais e Dia dos Namorados.
Atribuem ao dia 25 de Dezembro o nascimento de Jesus. A estrela que os reis magos (Balthazar, Belchior e Ananias) seguiram e que lhes apontava o caminho para o local aonde teria nascido Jesus, conforme a profecia de videntes na época, era uma Super-Nova. 
Assim é chamada uma estrela que em sua agonia libera todo o seu material nuclear em segundos, em uma colossal explosão, tornando-se a estrela mais brilhante do universo.Em noite sem Lua você verá claramente no firmamento, a constelação de Órion, o grande caçador da mitologia grega. O cinturão de Órion é formado pelas populares 3 Marias. As estrelas Mintaka, Alnilam e Alnitaka. 

Do cinturão pende a faca do caçador. A estrelinha do meio não é uma estrela e sim gás e restos estelares, há 1.500 anos luz de distância, de uma estrela que explodiu. A nebulosa de Órion. Esse material reflete a luz das vizinhas. Teria sido a Estrela de Belém. Graças ao registro de astrônomos chineses, esta Super -Nova teria ocorrido em Março e não em Dezembro. E segundo esta data, Jesus morreu com 36 e não 33 anos. É verdade que o calendário sofreu muitas mudanças. Do calendário Juliano (do imperador romano Caio Júlio César), ao Gregoriano (do Papa Gregório XIII), porém os mesmos erros existentes em um calendário que atribui o nascimento do Messias para Dezembro, o arremete para Março.

Outro símbolo do natal é a Árvore de Natal. Martinho Lutero, criador da Reforma em 1530, encantou-se com um pinheiro, coberto de neve, no inverno alemão. Cortou-o e levou-o para casa. Enfeitou-o com algodão, imitando neve e velas acesas. Jesus nunca imaginou quantas pessoas morreriam para defender sua doutrina. Mais de 1.000.000 de mortos, para recuperar Jerusalém em poder dos Mouros nas Cruzadas, guerras que aconteceram de 1096 até o final da 9º e última cruzada em1303. Os soldados europeus usavam uma manta por cima da quota de malha, aonde havia uma grande cruz pintada. Daí o nome de Cruzados. 

O santo inquérito queimou aqueles que julgavam hereges, por mais de 300 anos. A Instituição Igreja Católica Apostólica Romana também dizia aos conquistadores espanhóis chefiados por Hernán Cortés em 1519, e Francisco Pizarro em 1532 na conquista do México e Peru, que os índios não tinham alma, para que não tivessem “crises” de consciência e matassem à vontade. Muitos até hoje morrem nas lutas religiosas, devido ao poder crescente dos fanáticos Islâmicos. Esta mesma Instituição criou a Tabela das Indulgências. Nela os pecados tinham preços. Era só pagar a igreja e seu pecado estava perdoado.
Lembro-me de José Saramago, escritor português, prêmio Nobel de literatura de 1998, em seu romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Saramago, ateu convicto, através do Diabo, pedia a Jesus que não legasse ao Homem sua doutrina, pois milhões morreriam por ela. 
A Companhia das Índias Orientais e Ocidentais foram às empresas mais ricas do mundo à sua época. As grandes navegações foram por elas custeadas, sob o reinado de D. Manoel  I no descobrimento do Brasil e dos reis católicos Fernando e Isabel, em 1492, no descobrimento da América. 
A instituição Igreja Católica Apostólica Romana, saiu das catacumbas para fulgir ao Sol, seu Ouro e Prata. O Banco do Vaticano é um dos Bancos mais ricos do mundo. O celibatário dos padres é invenção da Instituição para que seus membros, os padres, não tenham herdeiros legais, e a ela sejam destinadas as riquezas em herança. Contra isso São Francisco de Assis (1182-1226) se rebelou e seguindo orientação de Jesus, que lhe pediu; “Francisco, reconstrua minha Igreja”, foi em 1210 juntamente com 11 “frades esfarrapados”, pedir ao Papa Inocêncio III autorização para fundar a Ordem dos Franciscanos, aonde a pobreza, humildade e amor ao próximo eram as máximas.
Jesus nunca defendeu ideais de riqueza e poder. Toda sua doutrina resume-se no que respondeu o filósofo judeu Liel; “Não desejes ao seu semelhante, aquilo que não queres pra si. Eis toda a lei e os profetas”.

Acredito ser esta a verdadeira mensagem para este e todos os Natais.
                                                                    

                                                                                                        Salvador, 24 de Dezembro de 2011
Sávio Drummond  

Nenhum comentário:

Postar um comentário