quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VÁ TRABALHAR VAGABUNDO!

Há mais de trinta anos, passando pela Rua Chile, de carro, vi um “negão” usando uma britadeira
Debaixo de um sol nordestino de meio dia, fazia uma “malhação” que nenhuma academia de ginástica conseguiria, e suava “em bicas”.
O carro parou diante dele. Pensei comigo: “Quanto ganha um operário para fazer um trabalho destes”?
Sem protetor auricular aos 40 anos vai estar surdo. E apesar de musculoso, fruto do trabalho que realiza diariamente, estará cheio de Hérnias de Disco e Artroses diversas.
Provavelmente ganha um Salário Mínimo, enquanto um Senador  embolsa  27.700,00 Reais por mês,  somando salário e verba indenizatória e com acréscimos diversos, como verba para contratar assessores, verbas de gasolina e até material de escritório, pode passar de 100.000,00 Reais*,(fora o caixa 2 das empreiteiras), vindo dos impostos diversos que pagamos.  Se esses políticos ganham fortunas como essas é porque são legais, mas seguramente isso é IMORAL! Ao ver aquela cena não resisti, e quando o carro afastou-se (lógico), gritei:- Esse mole vai acabar! A.C.M. vem aí! Era o ano de 1978. Para meu espanto, ele ouviu e sorrindo me acenou.
O salário mínimo foi instituído por Getúlio Vargas em 1942 e teria hoje o poder aquisitivo de 1.750,00 Reais, enquanto o atual salário mínimo é de 545,00 Reais, devendo chegar a R$ 620,00  em Janeiro de 2012.Para que tenhamos uma idéia comparativa, um Dono de Engenho e escravos gastava “com seu negro” de 600 a 700,00 Reais por mês, a depender da região do país. A Lei Áurea “aconteceu” mais no papel.

As cidades, principalmente as metrópoles estão inchadas. Um centro de pessoas ricas, belas casas e apartamentos e uma periferia bem mais ampla, chamada de subúrbio (de Suburra, bairro periférico dos pobres na Roma dos Césares), geralmente cheia de barracos e favelas. Aqui em Salvador uma legião de miseráveis mora nas Palafitas: habitação frágil, de compensado e zinco, geralmente de um só cômodo, apoiada em estacas, sobre o mar, pois a “terra seca” já tem dono. Embaixo uma água imunda e fétida, pois seus habitantes não vão esperar a maré cheia para eliminar seus excrementos.
Quando estudante cuidei, no Hospital Universitário H.P.E.S. de uma Senhora residente em um desses barracos, que desabou devido à água salgada ter corroído os “pilares”, com um profundo ferimento na virilha e raiz da coxa, provocado por tocos podres de antigas estacas. Estava internada em um quarto isolado devido ao mau-cheiro que exalava.Os curativos, tínhamos de fazer de máscara, devido ao pus abundante e mal cheiroso que brotava e tirávamos da ferida. Até pedaços de casca de siri tirei do ferimento. Morreu de septicemia.
Enquanto isso um Deputado Federal ganha 12.800,00 Reais líquidos, mais 15.000,00 de verba indenizatória, mais 50.800,00 de verba de gabinete, mais 13.200,00 para despesas como Auxílio Moradia, gastos com telefone, postagem de cartas e passagens aéreas, fazendo um total de  91.800,00 Reais*, fora os dólares na cueca e Mensalões.
Os pobres e miseráveis também convivem com a fome. Um reflexo da desnutrição está no aproveitamento escolar e na criminalidade. Está provado que crianças que se desenvolvem em ventres de mães desnutridas apresentam um Q.I. menor do que crianças  que nascem de mães bem alimentadas. Aquelas são reprovadas com mais frequência, e cedo abandonam os estudos. Quando adultos, que condições de concorrer com pessoas mais inteligentes, que estudaram em melhores escolas, a empregos que remuneram melhor? Não é sem motivo que os piores trabalhos e os mais baixos salários, senão o desemprego, a eles estão reservados.
E em nossa cidade, que é a segunda cidade negra do mundo, aonde 78% da população é constituída de negros e mulatos, só perdendo para Laos, na África. Então, o quê faz o governo? Cria vagas para negros nas universidades. E quem é branco ou negro em Salvador? O governo vai fazer D.N.A. para todos os candidatos? Tirando o nêgo retinto e o galeguinho dos óio azul, todos são mestiços, nesta cidade da Bahia. Considero vagas para negros nas universidades uma excrescência por parte do governo. Em vez de oferecer ensino de boa qualidade nas escolas públicas, frequentadas pelos pobres, e em nosso meio pela maioria negra e mestiça, sai mais barato reservar vagas para negros. O aluno que foi medíocre (termo errôneo, pois medíocre quer dizer na média) na escola secundária, certamente o será na universidade e um profissional equivalente sairá com um “canudo” nas mãos. Em se tratando de um médico, a baixa formação profissional, vai se refletir no pobre que procura atendimento nos hospitais públicos. O rico, e com frequência esses maus políticos, não tem planos de saúde, nem “mofam” nas filas do SUS.  Procuram hospitais particulares, aonde são atendidos por Ph.Ds. , como se sua vida valesse mais que a do pobre.
Voltando ao baixo Q.I. do pobre cuja desnutrida mãe o gerou, que outra possibilidade de ganhar dinheiro lhe resta se não o crime? Ou cair nas drogas, ou no álcool, pois, ao drogar-se, a fome, a injustiça, o desemprego e a segregação são mais fáceis de serem tolerados.Você reparou como em Salvador, Recôncavo e adjacências, os empregos de baixa remuneração e as celas das cadeias são ocupadas por negros e mulatos?
Enquanto isso um Deputado Estadual ganha 12.500,00 Reais por mês, mais 29.259,38 de verba indenizatória, fazendo um total de 31.750,38 Reais*, fora o P.F. (Por Fora). Que fique bem claro: Existem políticos honestos, mais infelizmente são difíceis de serem identificados. Principalmente após serem eleitos.
Lembro-me de Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Não Mestre Rui, desanimar-se sim , a rir-se e ter vergonha nunca! E permanecer calado (quem cala consente), jamais!
O Homem aprende a ser livre quando aprende a dizer não!
Vá  trabalhar vagabundo!!!                                                                            
* Dados obtidos do Google 2011.                                                                                                                
                                                                                                                                                                                                   
Salvador, 21 de Agosto de 2011.
Sávio Drummond.                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário