quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

BANALIZAÇÃO DO MAL


Quando as coisas ocorrem com frequencia em nossas vistas, quando elas passam a fazer parte do nosso “dia a dia”, acabamos nos acostumando com elas. Como dizia Gil, parece um aleijão. Ninguém gosta, mas a ele já estamos habituados, como à feiúra.
Já nos acostumamos com a roubalheira dos políticos. Maus políticos mancharam o nome dos bons, através das obras superfaturadas, dólares na cueca, Mensalões e o já institucionalizado PF (Por Fora), cobrado também pelos Funcionários Públicos corruptos.
Até para enterrar um parente é bom dar o PF, também conhecido como “a cervejinha” aos coveiros, senão o caixão pode cair. 
Acidentes acontecem...Maus policiais também não recusam “uma cervejinha”.
Médicos cansados, tendo que trabalhar em vários lugares, graças aos péssimos salários, erram com frequencia e “passam” a imagem que todo Médico do Sistema Único de Saúde, é ruim e trata mal ao doente.
Durante a guerra do Vietnã (1959-1975), era revoltante ver as crianças ao irem para a escola, em Saigon (Vietnã do Sul), e principalmente Hanói (Vietnã do Norte), pularem sobre corpos, ou poças de sangue, sem nenhum constrangimento. Estavam acostumadas! Também no Camboja, a cena se repetiu entre 1975 a 1976, onde o Khmer (lobo) Vermelho patrocinou a morte de mais de 400.000 soldados e civis.
Muitas pessoas morreram por defenderem interesses de milhares e contrariarem os benefícios de poucos, ante uma opinião pública “anestesiada”, ante tanta falcatrua e impunidade.
Acredito que se Jesus Cristo, aparecesse no Jornal Nacional, em cadeia nacional para, utilizando-se dos recursos de comunicações atuais, divulgar novamente (estamos precisando) sua Doutrina, provocaria a maior audiência de televisão de todos os tempos. Se insistisse e aparecesse diariamente, em breve diríamos:
- Hiiii...lá vem aquele barbudo novamente falar de amor, e eu com tantas contas pra pagar. Muda de canal!                                                                                                                 Lembro-me de Rui Barbosa; “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.Não Mestre Rui, desanimar-se sim, a rir-se e ter vergonha nunca! Como disse Martin Luther King; “Não me preocupo com o barulho dos maus, mas com o silencio dos bons”.
Hoje é impossível não ser bombardeado com uma saraivada de iniquidades ao assistir um noticiário. Todos os dias.
A banalização do erro incentiva os maus a errarem! 
Não cale, faça barulho ante o errado!Quem cala consente!

Chico Mendes (1944-1988), líder sindical, foi assassinado em Xapurí no Acre, por defender o chamado “Povo da Floresta”, os Indígenas, Seringueiros, Castanheiros, Pescadores, Quebradoras de coco babaçu , populações ribeirinhas e a floresta. Contrariava os interesses dos madeireiros, desmatadores e exploradores de trabalho escravo. 
Steve Bantu Biko (1946 - 1977),por lutar contra o “apartheid” na África do Sul, colônia Inglesa nessa época.                                                                                                                         Preso por essa atividade foi espancado por policiais branco, sofrendo Traumatismo Crânio Encefálico.
Martim Luther King (1929-1968), Pastor Protestante, morreu por defender a igualdade de direito para os negros e para as mulheres nos Estados Unidos. 
John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), pela Máfia da indústria armamentista, que ganhava bilhões de dólares, ao municiar o Exército na Guerra do Vietnã, embora até hoje não tenha sido possível  essa prova, ao começar a retirar as tropas do sudoeste asiático.
Nelson Mandela passou 27 anos preso, por lutar contra o “apartheid” na África do Sul.
Dorothy Mae Stang (1931-2005), missionária americana naturalizada brasileira e morta aos 73 anos, no município de Anapu, no Pará. Morreu por defender a reforma agrária e reflorestamento das áreas desmatadas, provocado pela construção da Rodovia Transamazônica.
Mahatma Ghandhi (1869 - 1948), chamava-se Mohandas Karamchand Ghandhi. Mahatma é um titulo que significa Grande Alma.
Defendia a“Resistência Pacífica”, e através dela conseguiu a independência da Índia, em 1947, deixando de comprar produtos ingleses .
Foi morto por um hindu extremista, devido a concessões feitas aos muçulmanos, na criação do Estado Paquistanês.

Sávio Drummond
Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário