quarta-feira, 26 de junho de 2013

PEROBA

Apelido carinhoso com que um colega médico, que trabalhou no Serviço Médico de Candeias referia-se a Petrobrás, empresa em que trabalhei por muitos anos, como Médico do Trabalho.
Influenciado pela descoberta de Gás e Petróleo na vizinha Bolívia, o Advogado e escritor paulista, principalmente de literatura infantil, Monteiro Lobato (1882-1948), lança em 1936 a campanha "O Petróleo é Nosso".
Nela acusa o então Presidente- Ditador, Getúlio Vargas (1882-1954) de “Não perfurar e não deixar perfurar”, baseado em pareceres de geólogos americanos, de que no Brasil não havia petróleo. Esta oposição lhe “valeu” 6 meses de cadeia.
Em 3 de Outubro  de 1953, enfim,  o Presidente gaúcho Getúlio Dorneles Vargas (1882-1954), funda a PETROBRÁS ( Empresa Brasileira de Petróleo S.A.), empresa de economia mista, cujo maior acionista é o governo, inaugurando também o Monopólio de Petróleo.
Nestes 59 anos a Petrobrás evoluiu muito. Dos iniciais 1,9% do petróleo consumido, até 90% em 2003 e por fim a auto- suficiência com 1.800.000 barris/dia e 6.000.000 m³/dia de gás natural, no governo Lula.
Em 1961 entra em operação a 1ª Plataforma Marítima Continental (área de até 200 metros de profundidade que orla o continente.
Após ela as profundidades abissais), e a auto-suficiência de derivados é alcançada, graças à inauguração da Refinaria Duque de Caxias, no RJ.
Em 1967 é criada a Petroquisa S.A. (Petrobrás Química S.A.), subsidiária da Petrobrás que fabrica plásticos duros, flexíveis, espuma e fertilizantes.
Em 1968 é criado o CENPES (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento), maior centro de pesquisas da América Latina, e que gera o maior número de patentes do mundo! Em 1969 foi feita a 1ª descoberta de petróleo no mar, no campo de Guaricema, há 80 metros de profundidade, em Sergipe.
Em 1997 acabou o Monopólio do Petróleo, mas as grandes empresas estrangeiras, não passaram a explorar e produzir em grande volume, tal a atuação da empresa nacional. Gigantes como a Esso, Shell e Texaco, continuam trabalhando com combustível
importado, ou comprado da Petrobrás, em sua maior parte.
A Petrobrás é líder mundial em exploração em águas profundas, recorde batido no Campo do Roncador, na bacia de Campos, com lâmina d’água de 1886 metros.As maiores jazidas marítimas estão na Bacia de Campos e as terrestres no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Com o desenvolvimento do Pré-Sal , seremos o  4º produtor mundial de petróleo até 2030.
Hoje a Petrobrás tem 100 Plataformas de Produção, 16 Refinarias e uma frota de 5 navios na subsidiária Transpetro. Outros 49 serão adicionados a frota em breve. 
Com a descoberta de petróleo em Lobato (atual subúrbio ferroviário), a recém criada Petrobrás, “saía “com caminhões recrutando trabalhadores.Times inteiros de baba (futebol de várzea) foram fichados, muitos só de calção e chuteiras.
Anos depois, inúmeros Chagásicos, começaram a apresentar sintomas.Um “crioulinho”, com capacete de segurança, e farda da Petrobrás, cuja logomarca era um retângulo verde e amarelo com o nome da empresa, chamado de Pretobrás, virou garoto propaganda na época da T.V. preto e branco.
Até música foi criada; “Sai daqui maloqueiro, minha filha só namora petroleiro”.
Dizia-se na época que todo petroleiro é bom de trabalho, comida e “mulé”.
Um antigo petroleiro costumava ser retirado dos braços da amada no “brega” de Candeias, para “pegar no trampo”. Os que trabalhavam no campo, quando chegavam os tonéis, cheios de feijão com chouriço e carne do sertão, e outro de arroz (hoje são servidas quentinhas, feitas e distribuídas por empresas terceirizadas), o petroleiro tirava a “carneira” (armação de plástico, regulável conforme o tamanho da cabeça do usuário, dentro do capacete de segurança), mergulhava o capacete no tonel de feijão, depois no de arroz, “metia” farinha e pimenta e comia tudo.
Dizem que a Igrejinha de Candeias, em agradecimento, foi construída no alto de uma colina olhando para os campos da Petrobrás e não para a cidade.
No Natal um petroleiro levou um peru, como presente para seu chefe, um Engenheiro do Petróleo. Como ele não estava em casa, deixou o peru no jardim, e pendurou no pescoço da ave seu crachá, para que ele soubesse o nome do bajulador.
Logo a notícia se espalhou e ele foi apelidado de Peru de Crachá! Outro petroleiro tinha tido varias mulheres e filhos com todas. Não pagava as Pensões  Judiciais que devia a todas elas. 
A Assistente Social conseguiu convencê-lo que devia fazê-lo, ou poderia ser preso, pois todas deram queixas do salafrário.
Quando se aposentou abriu um bar na beira da estrada de Candeias, frequentado pelos petroleiros da “ativa” e aposentados. Colocou o nome de Bar P.J.

Salvador, 11 de janeiro de 2012.                                                                     Sávio Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário