quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROVAS DE MEDICINA

Gratas recordações  tenho do tempo da Faculdade. Resolvi  escrevê-las antes que o tempo jogue-as “na vala comum do esquecimento”. 
Uma colega saiu chorando da sala em que realizou uma prova oral de Histologia. Perguntei o porquê das lágrimas, e ela me respondeu que Professor Túlio Miráglia tinha dito que de Histologia ela não sabia “porra nenhuma”. Aconteceu que o Professor de Histologia (estudo dos tecidos), Túlio, que não dava palavrão, muito chateado com acontecimentos “extra - escola” colocou no microscópio uma Micróglia, célula do Cérebro, e perguntou:
- Minha filha que célula é esta? 
Ela muito nervosa atrapalhou-se e respondeu:
- É uma Miráglia.
- Não minha filha, Miráglia sou eu. Seu professor Túlio Miráglia. Isto é uma Micróglia. De Histologia você não sabe “porra nenhuma”!
Outro em uma prova oral de Anatomia:
- Meu amor, qual é o órgão que aumenta até 17 vezes o seu tamanho? 
Ela depois de muito pensar, concluiu:
- É o Pênis.
- Não meu amor, é o Útero Grávido. Você vai ter uma decepção...
Um colega que andava armado, pois estávamos em plena época da Ditadura Militar e corria o boato de que poderia ser preso a qualquer momento, ao realizar uma prova de segunda época, pois perderia o ano se tirasse nota baixa, respondeu quando questionado:
- Meu jovem, quantos Vagos (Sistema Nervoso Autônomo em número de dois), nós temos?
O rapaz não sabia, e resolveu arriscar: 
-Quatro, e colocou o revólver sobre a mesa.
O Professor de olhos arregalados:
- Brilhante! Dois meus e dois seus.
Um Pneumologista, mostrando uma radiografia, pergunta a um aluno:
- Qual o diagnóstico?
- Pela transparência aumentada dos campos pulmonares; “Sinais sugestivos de Enfisema”.
- Correto. E é homem ou mulher?
Pela ausência das sombras mamárias e presença de calcificação das cartilagens costais, que se inicia pelas bordas; “Homem”.
- Novo ou velho? 
- Pela ausência de “desenrolamento” da Crossa da Aorta, e calcificação das cartilagens a que já me referi, menos de 60 e mais de 30 anos.
E achando que o professor estava “querendo muito”:
- E loiro!
- Não é que você acertou. É um paciente meu, holandês, enfisematoso de 54 anos. Incrível! Nota 10!
- Em uma prova de cardiologia:
- Meu filho, um doente com Doença de Chagas, geralmente morre de que?
- De parada cardiorrespiratória.
- Não meu caro. Geralmente de Arritmia. Com e de Parada Cardiorrespiratória morremos todos nós.
Um professor conhecido por seu bom humor. 
- Meu jovem qual a ação da Metoclopramida (Substância contra náuseas)?
- Ação Celebrau!
- Hein? 
- Ação Celebrau. No Célebru!
- Há, certo... Pensei que fosse no Estômbagu!
Muitos alunos quando estão passados, aproveitam para “curtir” com o professor.
- O que você daria para parar a diarréia de uma criança “de peito”?
- Chá de rolha!
- Não seria melhor remédio a base de Caulim, Pectina, ou mesmo água de arroz?
- Também servem, mas chá de rolha é “tiro e queda”!
Em uma prova de Proctologia:
- Caro colega, diga-me o que são Hemorróidas?
- Varizes do fiofó.
-Você não tem outra palavra em vez dessa?-Tenho. Mas é melhor ficarmos com... fiofó.
Um urologista perguntou a um dos mais “perturbados” alunos:
- O que é Criptorquidia?
- É quando os testículos não descem. Quando apenas um permanece na cavidade abdominal chama-se Monocriptorquidia ou Monoôvo.
Este mesmo urologista insistiu:
- E varicocele?
- Varizes nos ovos!
Um gastroenterologista famoso, com sobrenome de instrumento musical, quis saber qual o melhor remédio pra Prisão de Ventre.
- Fazer prova com o Senhor. Tô todo borrado!
Bons tempos aqueles.

Sávio Drummond                                                                                                                                                                           Salvador, 29 de Julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário