quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A ATRIZ


No “fundo” todos nós somos atores.
Estamos sempre interpretando um papel, procurando mostrar para os outros, aquele indivíduo que gostaríamos de ser.
Só tiramos “a máscara”, quando estamos a sós, ou quando vamos dormir.
A sinceridade, como diz o ditado popular, só existe nas crianças, no vinho e na fidelidade.
Quem não quer ser mais alto, mais bonito, mais inteligente?
O carnavalesco paraense Joãozinho Trinta já dizia; “Pobreza é coisa de intelectual, e acrescentaram; “Beleza interior, só é bom mesmo para decorador... 
Também Vinícius de Morais; “ As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”.
Graças à busca do “Tipo Ideal”, mais magro, mais jovem, mais bonito, é que os Cosmetólogos, as Clínicas de Estética e Rejuvenescimento, as dietas milagrosas e Cirurgiões Plásticos implantando cabelos, e silicone nos seios, fazem tanto sucesso.
Todos nós queremos enganar o tempo...
Nada contra, eu também gostaria de ter 1,90, olhos verdes, cabelos longos e lisos e ser “saradão”.
Você já reparou como as academias de ginásticas, ficam repletas antes do verão? Quem não quer exibir um belo corpo em sungas e biquines nas praias?
E principalmente viver bem mais que a expectativa de vida atual, nas sociedades com os problemas básicos de alimentação e esgotamento sanitário resolvidos.
Mas infelizmente ainda se morre de diarreia e de doenças ligadas a fome e a miséria!
No fundo da mente todos nós temos um ser mágico.
Para mim a atriz, misteriosa, sedutora, personagem vestida de sonhos, a povoar minha mente e a roubar-me o sono, nos momentos de solidão, e enquanto o espero chegar.
Em busca de material para este conto, fui a Internet e deparei-me com a música Beatriz de Chico Buarque e Edu Lobo, gravada pelo Milton Nascimento.
Confesso que fiquei com ciúmes, pois gostaria de ter feito a letra, pois é exatamente o que penso a respeito da Atriz.
BEATRIZ
Olha,
Será que ela é moça,
Será que ela é triste,
Será que é o contrário,
Será que é pintura, O rosto da Atriz?
Se ela dança no sétimo céu,
Se ela acredita que é outro país,
E se ela só decora o seu papel, 
E se eu pudesse entrar em sua vida...
Olha,
Será que ela é de louça,
Será que é de éter,
Será que é loucura, 
Será que é cenário,  
A casa da atriz?
E se ela mora em um arranha-céu,
E se as paredes são feitas de giz,
E se ela chora em um quarto de hotel,
E se eu pudesse entrar em sua vida...
Sim, me leva pra sempre Beatriz,
Me ensina a não andar com os pés no chão,
Para sempre e sempre por um triz.
Ai, diz quantos desastres tem em minha mão,
Diz se é perigoso a gente ser feliz...
Olha,
Será que é uma estrela, 
Será que é mentira,
Será que é comédia,
Será que é divina,
A vida da Atriz?
E se ela um dia despencar do céu,
E se os pagantes exigirem bis,
E se o Arcanjo tirar o chapéu,
E se eu puder entrar na sua vida...
Salvador, 23 de Agosto de 2012.
Sávio Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário