quarta-feira, 9 de maio de 2012

MALUCO BELEZA


Chamava-se Raul dos Santos Seixas, e nasceu em Salvador em 28 de Junho de 1945.
Ano em que os americanos jogaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Raul nesse ano “explodia” para a vida.
-“Hoje estão comendo bacalhau, no quarto em que nasci”, referindo-se ao Restaurante Português, que foi construído na sua antiga casa.
Da geração de Caetano, Gil, Maria Betânia, Gal Costa, não aderiu ao Tropicalismo, pois fora apresentado ao Rock and Roll pelos vizinhos, filhos de americanos, que trabalhavam no Consulado Americano na Bahia. Desde cedo se apaixonou pelo Rock e aos 14 anos fundou um Fã Clube de Elvis Presley.
Aos 15 anos ganha dos pais um violão e aprende a tocar sozinho.
Em 1962, aos 17 anos, em pleno movimento da Bossa Nova, trocou sua lambreta por dois violões e um contrabaixo e monta sua 1º banda; Os Relâmpagos do Rock, mudando o nome posteriormente para Raulzito e seus Panteras. 
Suas principais influências foram Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e o Blue dos negros do sul dos Estados Unidos.
Apesar de não se alinhar com o movimento da Bossa Nova, sofreu influência de Luís Gonzaga e Repentistas.
Em 1967 a convite de Jerry Adriane o grupo mudou-se para o Rio de Janeiro e depois de apresentações e lançamentos fracassados, se desfez.
Raul volta a Salvador e em 1972, no VII Festival Internacional da Canção da Rede Globo, com a música Let me sing, let me sing, cantada por ele mesmo e Eu sou eu, Nicurí é o Diabo, defendida por Lena Rios, o país inteiro conheceu e cantou com Raul Seixas.
Os pais de Raul obrigaram-no a fazer análise por achá-lo esquisito: Brilhantina no cabelo, “pimpão” a “la Elvis Presley”, camisas coloridas com blusão de couro, não era “coisa de gente normal”.
Devido ao movimento nacionalista da Bossa Nova e Jovem Guarda,  Raul, cantando Rock, por vezes em Inglês, é visto como americanizado, entreguista e alienado. A juventude baiana, porém, o aplaudia no auditório do Cine Roma.
Raul conhece a norte- americana Edith Wisner, e apaixona-se. O pai da moça, pastor protestante, não aprova o namoro. Raul, para ganhar a confiança do futuro sogro, presta vestibular para Direito, Filosofia e Psicologia, e passa nas 3 entre os primeiros.Então diz ao pastor:
-“Viu como é fácil, ser burro”?
Em Novembro de 1970 nasce sua filha 1º filha, Simone.
Raul foi casado com Edith Wisner com quem teve Simone, Glória Vasques que lhe deu Scarlet, Tânia Mena Barreto, com quem não teve filhos, Ângela Costa (Kika) com quem teve Vivian e Lena Coutinho,  também sem filhos.
Em 1971 Raul compõe para Jerry Adriane, Renato e seus Blue Caps, Tonnie e Frankie, Trio Ternura, Diana e outros artistas da Jovem Guarda.
Em 1972, Raul se interessa por um artigo sobre Discos Voadores e resolve conhecer o autor. Era Paulo Coelho. Desse encontro surgiu a amizade e parceria.
Em 1973, lança o LP Krig-Há Bandolo!  - que quer dizer “O inimigo vem aí”, considerado seu melhor LP. Músicas como Metamorfose Ambulante, Ouro do Tolo e Mosca na Sopa, são deste LP.
Raul funda a Sociedade Alternativa, onde o maior princípio é “Faze o que tu queres, pois é tudo da Lei”.
A Sociedade Alternativa, não agradou ao Regime Militar e perseguido e preso pelo D.O.P.S. (Departamento de Ordem Política e Social) e deram-lhes, a ele e Paulo Coelho, um prazo de 24 horas para deixar o país. Partem para os estados Unidos, onde segundo Raul, passou 3 dias com John Lennon, onde ambos mostraram suas músicas.
Voltam do exílio no ano seguinte (1974) devido ao sucesso do LP Gita, disco de maior sucesso, ganhando um Disco de Ouro. Grava Novo Eon e Há Dez Mil Anos Atrás, últimos disco em parceria com Paulo Coelho. 
No início da Década de 80, Raul começou a apresentar problemas de saúde (Hepatite Alcoólica) devido ao consumo exagerado de bebidas.
No final da Década de 80 Raul, apresentou-se no Clube Recreativo Plataformense ( Subúrbio Ferroviário), e o público o vaiou e jogando objetos no palco, o expulsou, pois acharam que era um cover. Estava cambaleante e com o rosto inchado, estigma dos alcoólatras de longa duração.
Há partir de 1988, Raul começou a gravar e excursionar com Marcelo Nova, irreverente líder e vocalista da banda Camisa de Vênus. Certa feita fomos eu e meu irmão, buscar Marcelo (nosso primo) no Grande Hotel da Barra, para levá-lo para uma apresentação. Um homem vestido todo de preto, botas de couro de cano alto, chapéu de cowboy de “aba reta”, óculos escuro (era noite) entrou no carro, após nos cumprimentar. Era o Maluco Beleza!
Em 21 de Agosto de 1989, dois dias após o lançamento do disco Panela do Diabo, Raul Seixas morre de Ataque Cardíaco, em virtude de problemas com a bebida.
Raul Seixas foi um homem sensível e preocupado com o mundo e as pessoas. A realidade, por certo, era muito cruel, e fugia dela através das drogas e do álcool que o mataram aos 44 anos.

Salvador, 26 de janeiro de 2012. 
Sávio Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário