quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PROMESSA É DÍVIDA

Tive um conhecido, belga de nascimento, baiano de coração, que não sei por que cargas d’água, deu com os costados em Salvador, e apaixonou-se por uma autêntica crioula baiana e, com ela se casou.
Conheceu-a quando certo dia pediu um acarajé. Mãe Conceição perguntou se queria com ou sem pimenta. Querendo ser engraçadinho, respondeu:
- Bote como se fosse no seu acarajé...
Se “lenhou”, mãe Conceição adorava pimenta, e o Gringo comeu o acarajé mais ardido de sua vida.
Mãe Conceição, sua esposa, tinha seu tabuleiro no largo do Rio Vermelho, e seu Terreiro no Curuzú.
O Gringo era seu ajudante na vendagem, mas no terreiro só foi uma vez.
Mãe Conceição o pegou transando com uma Filha de Santo. 
Expulsou a danada debaixo de “porrada”, e ameaçou cortar “os documentos” do gringo, enquanto dormisse se ele voltasse a “por os pés” no Terreiro.
Certa feita o Gringo chegou a um bar acompanhado de duas garotas de programa:
- Uma Coca-Cola!
O “barman” ao ver três adultos, perguntou:
- Família?
O gringo, que ainda se enrolava com a língua:
- Non, tudo puta! Tudo puta!

Um vizinho do Gringo instalou um ar condicionado, e o gringo não conseguia dormir, devido ao barulho que fazia. Na 1º reunião de condomínio, expôs suas queixas, e descobriu que muitos outros também estavam sendo incomodados.
O ar condicionado foi tirado, ou trocado, e o barulho acabou. Logo, queixa-se o Gringo a um dos incomodados:
-Agora não consigo dormir, pois já tinha me acostumado com o barulho. Estou sentindo falta do barulho!

O Gringo estava perfeitamente integrado ao modo de ser, crenças e culinária baianas. No largo da Mariquita, no Rio Vermelho onde morava, rara era a noite que não parava no restaurante e padaria do Pepe para comer caruru, sarapatel, moqueca de peixe, sempre acompanhadas por várias garrafas de cerveja. O gringo bebia pra caramba!
Certa feita o Gringo estava sem dinheiro e prometeu ao Senhor do Bonfim, Santo de maior devoção de Salvador, que daria cinco voltas de joelhos em torno da colina sagrada se ganhasse algum. Inspirado nas cunhadas, segundo ele, jogou na cobra, e ganhou pequena fortuna.
Ao chegar ao sopé da colina viu que a tarefa não era fácil. O que fazer? Agora estava em débito com o Santo. Dever ao Santo é pior que dever ao mais miserável dos agiotas.Da mesma forma que ele deu, ele tira.
Resolveu o problema: Chamou um Táxi, ajoelhou-se no banco de trás e mandou o motorista dar as cinco voltas prometidas, enquanto rezava contritamente, agradecendo.  Enganou o Santo e cumpriu a promessa.
Promessa é dívida!                     



                                                                                                                    Salvador, 26 de Dezembro de 2011.
Sávio Drummond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário