quarta-feira, 14 de março de 2012

AS CARTAS

Como disse Erasmo Carlos em certa canção;
 Escrevo-te estas más traçadas linhas meu  amor,
Por que a saudade veio visitar meu coração”... 

Todos nós já escrevemos e recebemos algumas cartas. Mas, só lembramos aquelas que nos davam notícia ruim. Ao contrário das recordações, que por um mecanismo de defesa, ficam apenas as boas, e as más são mandadas para o porão do inconsciente, só lembramos as cartas  que nos deram noticias ruins.
Quando o Príncipe romeno Vlade, cavaleiro da ordem do Dragão (Dracul),
ao participar das lutas nas chamadas Cruzadas (1078-1303), guerras dos europeus para libertar Jerusalém, então em poder dos mouros (árabes islâmicos), sua princesa Mina recebe uma carta, provavelmente enviada pelos inimigos, que lhe informa a morte de seu amado. Desesperada pula para a morte, afogando-se no rio que fica na base do castelo. Esse rio passou a chamar-se Rio Argesh, que em romeno quer dizer Rio Princesa. 
Alucinado Vlade Dracul, tornou-se mais sanguinário e passou a empalar vivos seus prisioneiros, assustando seus inimigos com sua ferocidade.
Vlade após a morte torna-se Drácula, personagem lendário, conhecido por alimentar-se de sangue humano.
Cartas Portuguesas enviaram as juras de amor da Sóror Mariana Alcoforado (1640 - 1723) ao seu amado o Oficial francês Noël  Bouton de Chamilly.
Uma série de cartas deixou  o genial compositor alemão Ludwig Von Beethoven (1770-1827), para as suas oito amadas. Até hoje não se sabe a qual delas denominou de “Minha Amada Imortal”. Acredita-se que foi para Theresa Malfatti, pois na época em que foi escrita, estava namorando-a.
O polonês Frédéric Chopin reuniu as cartas enviadas a sua amada Maria Vodinska, que as mandou de volta, e em 1812 fez um embrulho que intitulou Moja Bieda - Minha Desgraça.
 D. Pedro I ao receber as cartas de seu pai D. João VI que pedia que retornasse a Portugal, deu o Grito do Ipiranga . D. Pedro I tinha 22 anos, e estava, assim como toda sua comitiva, montado em mulas, que devido as suas resistências, eram utilizadas para viagens longas e não em garbosos corcéis como os quê o pintor Pedro Américo imortalizou no quadro que se encontra no museu do Ipiranga, em 7 de Setembro de 1822, tornou-se proclamador da Independência.
Segundo consta, ele e toda sua comitiva estavam de pirirí (diarréia), devido as péssimas condições de higiene das refeições feitas à beira da estrada. O filósofo tcheco Franz Kafka (1883-1924) em cartas para sua amada, deixou para a história a beleza de seu romance Cartas para Milena.
Nas cartas Napoleão Bonaparte pedia a sua 1º esposa Josefina, que não se banhasse, quando de seu regresso. Como naquela época uma carta saída da Rússia, demorava mais de 10 dias para chegar a Paris, Napoleão gostava de mulher fedorenta. Era um fetiche. 
No livro O Primo Basílio, de1878, Eça de Queiroz (1845-1900), a empregada Juliana, ao pegar uma carta de sua patroa Luísa ao seu amante Basílio, chantageia-a, porem não aproveita, pois morre no final.
A correspondência entre Rainer Maria Rilke (1875 -1926), um dos maiores poetas alemão, e um jovem, seu admirador, que lhe pergunta ao enviar-lhe suas poesias, se deveria dedicar-se a elas ou a carreira militar, como queriam seus pais.  Rainer lhe respondeu; “Na mais anódina das horas, faça essa pergunta a você mesmo. Se tiveres como resposta um rotundo não, a ela se entregue”, originou o livro Cartas a um Jovem Poeta. 
As cartas levam não somente palavras. Elas carregam emoções.
                                                                                                                                                                                                                                                                   “E, para terminar amor, assinarei, do sempre, sempre teu “...                                                                                                            

 Salvador, 12 de Outubro de 2011.                                                                                
 Sávio Drummond.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário